sábado, 13 de junho de 2009

SIMULADO – 2 INFORMÁTICA

01 - A fórmula digitada na célula A5 de uma planilha do BrOffice.org Calc 2.4, retornará o seguinte resultado:


(A) -7
(B) -4
(C) 6
(D) 9
(E) 13

02 - Observando parte de um texto digitado em um documento do BrOffice.org Writer 2.4, podemos afirmar, exceto que:

(A) Clicar 2x sobre a palavra "controversias" e pressionar a tecla F7 permitirá corrigir a palavra selecionada através da janela "verificação ortográfica".
(B) Clicar 1x
com o botão direito do mouse sobre a palavra "controversias" permitirá executar a correção ortográfica desta palavra.
(C) Clicar 1x sobre a palavra "controversias" e pressionar a combinação de teclas "Ctrl+B" formatará a palavra selecionada com o atributo de "negrito".
(D) Posicionar o
cursor do mouse - através de 1 clique -, bem ao lado esquerdo da palavra "controversias" e pressionar a combinação de teclas "Ctrl+Enter", irá enviar a palavra em questão e todo o texto localizado após a palavra para uma próxima página.
(E) Clicar 1
x à esquerda da palavra "controversias", pressionar e manter pressionada a tecla "Shift" e pressionar 1x a tecla "Tab", a palavra será selecionada.

03 - É a técnica de subversão que visa roubar dados de usuários através de uma rede, utilizado para tanto, páginas, e-mails ou pop-ups fraudulentos:

(A) Envenen
amento de Cache DNS
(B) Denial of
Service
(C) Scam
(D) Cavalo
de Tróia
(E) Adwar
e

04 - No dia 1 do mês passado, um backup do tipo CÓPIA foi realizado. Todos os arquivos da pasta Minhas Imagens foram copiados. No dia 2, um backup do tipo NORMAL, desta mesma pasta, foi realizado. No dia 3, um backup DIÁRIO foi realizado, e, desta mesma pasta, apenas 3 arquivos foram copiados. Se um backup INCREMENTAL foi realizado no dia 4, sabendo-se que 4 arquivos haviam sido adicionados à pasta, nenhum excluído ou alterado, quantos arquivos o backup INCREMENTAL copiou?

(A) Todos os arquivos constantes na pasta foram copiados.
(B) Apenas 4 arquivos foram copiados.

(C) Apenas 7 arquivos foram copiados.
(D) Todos os arquivos copiados anteriormente pelos backups NORMAL e DIÁRIO.
(E) Todos os arquivos copiados anteriormente pelo backup CÓPIA e DIÁRIO.

05 - São características de um software "opensource", exceto:

(A) Pode
ser vendido.
(B) Sua alt
eração é permitida, graças à disponibilização de seu código-fonte.
(C) É sinônimo de software "freeware".
(D) É considerado um software livre.

(E) Pode ser utilizado e modificado, para qualquer finalidade.

06 - A nova urna eletrônica brasileira pretende identificar o usuário através das digitais dos dedos das mãos. Nas próximas eleições, este sistema de identificação permitirá eliminar quase que por completo, as possíveis fraudes eleitorais nos ambientes de votação. A nova urna eletrônica brasileira é baseada em um sistema de identificação, conhecido como:

(A) Digital
(B) Binário

(C) Biométrico
(D) Simétrico
(E) Confidencial
07 - Em relação a figura acima, que represente parte de uma janela do Mozilla Firefox, é correto afirmar, exceto:


(A) Pressionar a combinação de teclas de atalho "Ctrl+R" corresponde a clicar no botão numerado como "1".
(B) A área
indicada pelo número "5" permite que o usuário faça buscas por páginas da web que possuam um determinado conteúdo.
(C) Pressi
onar o botão indicado pelo número "2" irá interromper o carregamento da página requisitada, e equivale a pressionar a tecla "Esc".
(D) O site indicado através da barra de endereço pode ser cadastrado em um programa agregador de "Feeds RSS", isto porque é possível visualizar o símbolo correspondente a este recurso, indicado pelo número "3".
(E) O símbolo indicado pelo número "4" garante que o site é um ambinente seguro, isto é, que o site listado na barra de endereço não corresponde a uma fraude.

08 - A figura acima ilustra parte do conteúdo da pasta Meu Computador, do sistema operacional Microsoft Windows Vista Ultimate. É correto afirmar, exceto:

(A) É possível que uma unidade de disco que possua memória Flash esteja conectada ao computador, como um pen-drive, por exemplo.
(B) Existem duas unidades leitoras e gravadoras de CDs, sendo que uma grava, inclusive, DVD.
(C) A unidade de "Disco Local (E:)" possui espaço livre correspondente a 25.600 MB.
(D) O símbolo presente no ícone da unidade de "Disco Local (C:)" indica que o sistema operacional da Microsoft está instalado nesta unidade.
(E) Apesar de existirem 3 unidades de discos rígidos instaladas neste computador, apenas a unidade "C:" pode ser acessada pelo usuário. As outras são utilizadas pelo sistema operacional, para guardar arquivos de configuração do sistema.


09 - Para que mensagens possam ser enviadas ou recebidas através do programa gerenciador de correio eletrônico Mozilla Thunderbird, deve-se configurar corretamente o servidor de envio e recebimento de mensagens da conta de usuário. Os protocolos responsável por estas duas tarefas, respectivamente, são:

(A) DNS e IMAP
(B) SMTP e POP
(C) TCP e IP
(D) IMAP e UDP
(E) HTTP e HTML

10 - É um mecanismo que atua na segurança de um computador ou de uma rede, limitando ou impedido o acesso às máquinas protegidas. Pode ser encontrado em forma de hardware e software ou somente software. Utiliza, comumente, um recurso chamado IDS e também pode realizar filtragem de dados:

(A) Captcha
(B) Biometria
(C) Firewall
(D) Anti-spyware
(E) Criptografia


GABRITO – SIMULADO 2

1B, 2E, 3C, 4C, 5C, 6C, 7E, 8E, 9B, 10C

Nenhum comentário:

Quem sou eu

PREPARAÇÃO DE VERDADE, SÓ NO SIGMA!!!