sexta-feira, 19 de junho de 2009

CONHECIMENTO BANCÁRIO: Operações com Derivativos – 18/06/09

CONHECIMENTO BANCÁRIO: AULA: OPERAÇÕES COM DERIVATIVOS


 

Derivativos

Derivativos são ativos que derivam, integral ou parcialmente, do valor de outro ativo financeiro ou mercadoria.

Podem também ser entendidos como operações financeiras que tenham como base de negociação o preço ou cotação de um ativo (chamado de ativo-objeto) negociados nos mercados futuros, a termo, de opções de compra e venda, de swaps e demais operações financeiras mais complexas.

Ativos - são Bens e direitos possuídos por uma empresa ou fundo de investimento. Para fundos de investimento, representa todos os títulos (títulos públicos, títulos privados, ações, commodities, cotas de fundo de investimento, etc.) que compõe a carteira do fundo ativos Bens e direitos possuídos por uma empresa ou fundo de investimento. Para fundos de investimento, representa todos os títulos (títulos públicos, títulos privados, ações, commodities, cotas de fundo de investimento, etc.) que compõe

a carteira do fundo financeiros.

São títulos que derivam seu valor de um ativo-objeto.

Os derivativos permitem a montagem de estratégias de investimentos flexíveis, como alavancagem de posições, limitação de prejuízos e arbitragem de taxas de juros.

Os mercados de futuros e opções são exemplos


 


 

Características básicas do funcionamento do Mercado a Termo


 

Mercado a Termo

Mercado a termo é a compra ou a venda, em mercado, de uma determinada quantidade de ações, a um preço fixado, para liquidação em prazo determinado, a contar da data de sua realização em pregão, resultando em um contrato entre as partes.

É aquele em que a operação de compra e venda de uma ação a preço pré-fixado para liquidação em data futura previamente determinada.

Para aplicações no mercado a termo são necessários, além do registro junto à Bovespa, um limite mínimo para a transação e depósito de valores, tanto pelo vendedor como pelo comprador.

    Esse limite é utilizado como margem de garantia da operação. O contrato a termo pode ainda, ser liquidado antes do seu vencimento.

    No mercado a termo, o investidor se compromete a comprar ou a vender uma certa quantidade de ação por um preço fixado e dentro de um prazo determinado.

O prazo do contrato a Termo é livremente escolhido pelos investidores, obedecendo o prazo mínimo de 12 dias úteis e máximo de 999 dias corridos.

    A maior parte das operações é realizada no prazo de 30 dias.

Todas as ações negociáveis na BOVESPA podem ser objeto de um contrato a termo.

    As operações a termo são formalizadas em contratos específicos, emitidos e registrados na bolsa em nome das corretoras participantes.

    Todas as ações negociáveis

Os Preços no Mercado a Termo

O preço a termo de uma ação resulta da adição, ao valor cotado no mercado a vista, de uma parcela correspondente aos juros - que são fixados livremente em mercado, em função do prazo do contrato.

Negociação no Termo BOVESPA

A realização de um negócio a termo é semelhante à de um negócio a vista, necessitando a intermediação de uma sociedade corretora, que executará a operação, em pregão, por um de seus representantes.


 

Por que comprar Ações a Termo?

As principais vantagens desse tipo de operação consistem em permitir ao investidor:

- Proteger Preços - um aplicador que espera uma alta nos preços de uma ação ou de um conjunto delas pode comprar a termo, fixando o preço e beneficiando-se da alta da ação.

Poderá fazer isso porque, embora não conte, no momento, com dinheiro suficiente para a compra do lote desejado, aguarda a entrada de novos recursos dentro do prazo para o qual realizou a operação

- Diversificar Riscos - um aplicador quer comprar algumas ações cujas cotações estima estarem deprimidas, porém não quer concentrar todos os seus recursos em apenas um ou dois papéis, para não assumir riscos muito elevados.

Adquire a termo quatro papéis mais atrativos, desembolsando apenas a margem de garantia.

Essa diversificação envolve riscos menores do que uma aplicação em ações de uma única empresa, já que a eventual perda com uma ação pode ser compensada com ganhos com as outras três.

- Obter Recursos (operação caixa) - para detentores de carteiras que precisam de recursos para uma aplicação rápida, mas não querem se desfazer de nenhuma ação.

A alternativa de vender a vista para imediata compra a termo do mesmo papel permite ao aplicador fazer caixa e, ao mesmo tempo, manter sua participação na empresa.

- Alavancar Ganhos - a compra a termo confere ao investidor que, num dado instante, possua um determinado volume de recursos a possibilidade de adquirir uma quantidade de ações superior à que sua disponibilidade de adquirir uma quantidade de ações superior à que sua disponibilidade financeira permitiria comprar a vista naquele momento, proporcionando-lhe uma taxa de retorno maior, no caso de elevação dos preços a vista.


 

Por que Vender a Termo ?

Principalmente, para obter renda adicional.
- Para Financiar - Nesse tipo de operação - de financiamento - o aplicador compra ações no mercado a vista e as vende a termo, no prazo que deseja financiar, com o objetivo de ganhar a diferença existente entre os preços a vista e a termo, ou seja, os juros da operação;

- Aumentar a Receita - Tomada a decisão de vender uma ação - sem a necessidade de uso imediato de recursos -, pode-se optar por uma venda a termo, maximizando ganhos, pois serão recebidos os juros de um período além do preço a vista da ação.

Esse período - o prazo do contrato - será escolhido pelo vendedor a termo, de acordo com sua programação de aplicações e seu conhecimento de alternativas futuras.


 

Características básicas do Mercado de Opções


 

Mercado de Opções

É o mercado onde se negociam opções, que são instrumentos financeiros utilizados no mercado financeiro. Uma opção confere, ao titular, o direito (e não obrigação) de comprar ou de vender um determinado ativo (ação, título ou bem qualquer) por um valor determinado.

Por exemplo, uma opção da PETROBRAS PN está ligada ao direito de compra ou venda do ativo PETROBRAS PN..

O Mercado de Opções é o mercado em que são negociados direitos de compra ou venda de um lote de ações, com preços e prazos de exercício preestabelecidos.
Esse mercado foi criado com o objetivo básico de oferecer um mecanismo de proteção ao mercado de ações contra possíveis perdas. Uma vez que os preços e retornos dos instrumentos financeiros estão sujeitos a flutuações imprevisíveis, as opções podem ser usadas para adaptar o risco às expectativas e metas do investidor.

    No mercado de opções, um investimento irá comprara uma opção, que ele irá exercer ou não no vencimento, de compra e venda.

    O comprador será o titular da opção e o vendedor será o lançador.

O titular tem sempre os direitos e o lançador sempre as obrigações. Isto porque o vendedor de uma opção não pode trocar de posição, tendo sempre que vender.

    Em qualquer opção, o titular tem que pagar um prêmio.

    Esse prêmio é o resultado das forças de oferta e procura e varia de acordo com a variação do preço da ação no mercado à vista.

    Na compra de uma opção, também é acertado o valor da ação que o lançador quer vender.

    Os lançadores são obrigados a depositar garantias de forma a que se dê o cumprimento das obrigações assumidas.

    Estratégias Especiais no Mercado de Opções:

- Trava de Alta – é um limite de alta para uma posição titular de opção.

- Trava de Baixa – funciona como um limite de baixa para uma posição titular de opção.

- Box Fechado ou Box 4 – transforma uma operação de opções em uma operação de renda fixa. Para montar uma operação típica de financiamento, faz-se, simultaneamente: uma trava de alta com opções de compra e uma trava de baixa com opções de venda. E para uma operação típica de caixa, faz-se, simultaneamente: uma trava de baixa em opções de compra e uma de alta em opções de venda.

- Box 3 – transforma uma operação de opções em uma operação de renda fixa. Se for uma operação de caixa: vende-se no mercado à vista; compram-se contratos de opções de compra e vendem-se os contratos de opção de venda. Se for uma operação de financiamento: compra-se no mercado à vista; vendem-se contratos de opção de compra e compram-se contratos de opções de venda.

- Spread Butterfly – sua finalidade é delimitar o risco do investidor e garantir o cumprimento de suas obrigações, no caso de o mercado não se comportar de acordo com o esperado. Pode ser operado utilizando apenas opções de compra, apenas opções de venda ou uma mistura de ambas.


 

O que é o Mercado de Opções?
É o mercado em que são negociados direitos de compra ou venda de um lote de ações, com preços e prazos de exercício preestabelecidos.

Por esses direitos, o titular de uma opção paga um prêmio, podendo exercê-los até a data de vencimento ou na data de vencimento, ou revendê-los no mercado.

O que é uma Opção de Compra?
Uma opção de compra confere ao seu titular o direito de comprar as ações-objeto, ao preço de exercício, obedecidas as condições estabelecidas pela Bovespa.

O lançador de uma opção de compra é uma pessoa que, por intermédio de seu corretor, vende uma opção de compra no pregão, assumindo assim, perante a Bolsa, a obrigação de vender as ações-objeto a que se refere a opção, após o recebimento de uma comunicação de que sua posição foi exercida.

Ele entregará a totalidade das ações-objeto mediante o pagamento do preço de exercício.

O que é uma Opção de Venda?
Uma opção de venda dá ao seu titular o direito de vender as ações-objeto, ao preço de exercício, obedecidas as condições estabelecidas pela Bovespa.

Além disso, o titular pode, a qualquer tempo, negociar seu direito de venda em mercado, por meio da realização de uma operação de natureza oposta.

O lançador que, por intermédio de seu corretor, vende uma opção de venda no pregão, assume perante a Bolsa a obrigação de comprar as ações-objeto, caso sua posição seja designada para o atendimento de uma operação de exercício.

Nesse caso, ele pagará o preço de exercício, recebendo as ações-objeto.

O que é Prêmio da Opção?
Em função dos direitos adquiridos e das obrigações assumidas no lançamento, o titular (comprador) paga e o lançador recebe uma quantia denominada prêmio.

O prêmio, ou preço da opção, é negociado entre comprador e lançador, por meio de seus representantes no pregão da Bolsa.

Ele reflete fatores como a oferta e a demanda, o prazo de vigência da opção, a diferença entre o preço de exercício e o preço à vista da ação-objeto, a volatilidade de preço, bem como outras características da ação-objeto.

O que é o Ativo-Objeto?
É o ativo sobre o qual a opção é lançada (ações).

O que é mês de vencimento?
É o mês em que expira a opção. Na Bovespa, os vencimentos ocorrem mensalmente, sempre na terceira segunda-feira do mês de vencimento.

O que acontece depois do vencimento das opções?
Depois do vencimento as opções expiram, ou seja, perdem totalmente a validade e não podem mais ser negociadas. No jargão de mercado, diz-se que as opções "viram pó".

O que é preço de exercício?
É o preço pelo qual será exercida a opção. Os preços de exercício das opções são determinados pela Bolsa, segundo critérios por ela estabelecidos. As opções com negociação e/ou lançamento autorizados são divulgadas semanalmente no BDI - Boletim Diário de Informações da Bovespa e no jornal Gazeta Mercantil. Também são transmitidas no serviço NBC (Notícias Bovespa/CBLC) ou no sistema de negociações Mega Bolsa.

Quais são as denominações das opções na Bovespa?
As séries de opção autorizadas pela Bovespa são identificadas pelo símbolo do ativo-objeto associado a uma letra e um número.

A letra identifica se é uma opção de compra ou de venda e o mês de vencimento e o número indica um determinado preço de exercício.

O que é o exercício da opção?
É quando o titular de uma opção de compra exerce seu direito de comprar o lote de ações a que se refere a opção, ao preço de exercício.

Da mesma forma, o titular de uma opção de venda exerce o seu direito de vender o lote de ações a que se refere a opção, ao preço de exercício."


 

- Características básicas do Mercado Futuro


 

Mercado Futuro de Ações

É o mercado no qual se negociam lotes padrão de ações com datas de liquidação futura, escolhidas dentre aquelas fixada periodicamente pela bolsa.

Nesse mercado ambos os participantes podem reverter sua posição, antes da data de vencimento, se houver liquidez de mercado.

Para assegurar o cumprimento dos compromisso, são depositadas margens pelos detentores de posições de compra e venda, as quais oscilam com a variação dos preços no mercado à vista.

O Mercado Futuro é constituído por contratos em que as partes - compradora e vendedora - se comprometem a comprar ou vender determinada quantidade e qualidade de um ativo financeiro ou ativo real (bens tangíveis). Trata-se de contratos padronizados para liquidação física ou financeira, em uma data no futuro.

No Mercado Futuro, o valor dos contratos sofre ajustes diários, o que permite a liquidação financeira diária, com lucros ou prejuízos, e a mudança diária de posições.


Operações no Mercado Futuro de Ações
São contratos de compra ou venda de ações, a um preço acordado entre as partes, para liquidação em uma data futura específica, previamente autorizada.

Normalmente, o esperado é que o preço do contrato futuro de uma determinada ação seja equivalente ao preço a vista, acrescido de uma fração correspondente à expectativa de taxas de juros entre o momento da negociação do contrato futuro de ações e a respectiva data de liquidação do contrato.


 

Como Funciona
O Mercado Futuro de Ações da BOVESPA enquadra-se na modalidade "com ajuste diário de perdas e ganhos", ou seja, diariamente, todas as posições em aberto são avaliadas em relação a um preço de referência calculado para cada papel, conhecido como preço de ajuste do dia.

Preço de Ajuste Diário

Preço médio dos negócios realizados com o papel no mercado futuro no período da tarde.

Valor do Ajuste Diário
É a diferença diária, positiva ou negativa, que será paga ou recebida pelos investidores posicionados no Mercado Futuro de Ações, obtida pela comparação dos preços de ajuste de dois pregões consecutivos, ou entre o preço de ajuste e o preço do negócio a futuro realizado no dia.

Vencimento
Último dia em que um contrato futuro pode ser encerrado por meio da realização de uma operação oposta no próprio Mercado Futuro de Ações.

Após o encerramento desse dia, não mais será possível negociar as posições que se mantiveram abertas no Mercado Futuro de Ações para aquele vencimento, devendo as mesmas ser liquidadas fisicamente.


 

Liquidação Física
As operações no Mercado Futuro de Ações que permanecerem em aberto após o fechamento do dia de vencimento terão obrigatoriamente liquidação física.


 

Preço de Liquidação

Preço médio dos negócios realizados com o papel no mercado à vista no período da tarde do dia de vencimento.

Ações Negociadas
Somente as ações previamente autorizadas podem ser negociadas no Mercado Futuro de Ações.

Encerramento Antecipado
O investidor que não deseje ir para liquidação física pode sair de sua posição no Mercado Futuro de Ações por meio da realização de uma operação de natureza oposta envolvendo os mesmos papéis e mês de vencimento.

O resultado será a extinção de posições até então existentes.


 

Garantias
Toda posição a futuro requer um depósito de garantia. Essas garantias podem ser prestadas em duas formas: cobertura ou margem.

  • Cobertura: o vendedor que possua os títulos-objeto pode depositá-los na CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia - atua como depositária de ações de companhias abertas, debêntures, cotas de fundos imobiliários e fundos de direito creditórios e outros títulos de renda fixa privada.), como garantia de sua obrigação;
  • Margem: corresponde à perda potencial da carteira de ativos do investidor no caso de um movimento adverso nos preços das ações subjacentes aos contratos. Para tanto, projeta-se o valor de liquidação do portfólio do investidor, baseando-se em dez cenários prováveis (cinco de alta e cinco de baixa), sendo o movimento do mercado estimado com base na volatilidade histórica do papel.


 

Corretora
Todas as negociações de compra e venda no mercado futuro de ações são intermediadas por Corretoras.

O investidor deve buscar, nas corretoras, um assessor de investimentos para se aconselhar ou montar uma estratégia


 

Custos e Tributos
As operações realizadas no Mercado Futuro de Ações estão sujeitas a:

  • taxa de corretagem (livremente pactuada entre o cliente e a Corretora que ele contratar);
  • taxa de registro
  • emolumentos;
  • taxas de liquidação.


 

Características básicas das Operações de Swaps

    

Swap

"Swap" é uma palavra inglesa, que significa "permuta" e designa o processo de crédito recíproco ou empréstimos recíprocos entre um banco e uma empresa ou entre duas empresas, em moedas diferentes e com taxas de cãmbio idênticas.

O swap é habitualmente utilizado para antecipar recebimentos em divisas estrangeiras e foi criado no início dos anos 60 para aumentar a liquidez dos diversos países.


 

Mercado de Swaps

Aquele em que as partes trocam um índice de rentabilidade por outro, com o intuito de fazer hedge ( hedge - Estratégia de proteção financeira, realizada nos mercados
derivativos, para eliminar o risco a que o agente econômico está exposto no mercado à vista. Consiste em assumir no mercado derivativo posição oposta à detida no mercado à
vista. Pode ser entendido como um seguro contra o risco de preço
do mercado),
casar posições ativas (recebimento) com posições passivas (dívida), eqüalizar preços, efetuar arbitragem arbitragem ( Operação financeira em que se busca obter resultado positivo através do posicionamento em dois ativos ou dois mercados que apresentem variações na diferença entre seus preços, sem que haja necessidade de investimento de recursos próprios e sem que se corram riscos
) ou até alavancar sua exposição exposição ( Parcela de uma carteira cujo valor financeiro
está sujeito às oscilações de um determinado ativo, índice ou mercado) ao risco.


 

O que é Hedge?

A tradução literal de Hedge é proteção.

Os investidores e ou administradores de carteiras buscam nas operações de hedge proteger seus investimentos contra oscilações bruscas de preços.

Utilizam para tanto operações nos mercados futuros, termo, opções, swaps etc para reduzir o risco .

Entretanto, quando usados como forma de obter ganhos altos e rápidos, isto é, quando usados como especulação, podem aumentar o risco de perda total ou parcial do investimento.

O mecanismo de swap funciona através dos bancos centrais de dois países, que estabelecem montantes de créditos equivalentes na moeda do outro país, de tal forma que um governo possa sacar contra essa reserva monetária extra quando for necessário.

As swaps mais comuns no mercado brasileiro são:

a) swap de taxa de juros (a mais comum) - troca da taxa de juros prefixados por juros pós-fixados (conforme a variação dos CDI, por exemplo, que é um ativo financeiro corrigido pela taxa diária de juros) ou o inverso, para quem quer evitar o risco de uma alta nos juros.

b) swap cambial ou swap de moedas - troca de taxa de variação cambial (variação do preço do dólar) por juros pós-fixados.

c) swap de commodities agrícolas;

d) swap de derivados de petróleo.


 

Para entender a necessidade de um contrato de swap, cite-se por exemplo:

Ex. 1 - Uma empresa endividada em dólar, receosa com as oscilações do câmbio, quer converter sua dívida para reais; e uma outra, em situação oposta: deve em reais e quer converter uma dívida em moeda estável.


 

Ex. 2 - A empresa A é uma exportadora, que têm receitas em dólares e dívidas em moeda local, corrigidas por juros pós-fixados. Esta empresa quer trocar o "risco cambial" (relativo à variação do dólar) pelo "risco de juros pós-fixados", ou seja, seu objetivo no contrato de swap é de proteção contra riscos cambiais.

- A empresa B é uma varejista nacional importadora, cujas dívidas são atreladas ao dólar e cujas receitas - em moeda local - são aplicadas no mercado e remuneradas a uma taxa de juros. pós-fixada. Esta empresa quer justamente o oposto: trocar seu risco referente à variação da taxa de juros pelo risco cambial .

As duas empresas podem, então, fazer um contrato de swap, com intermediação de uma instituição financeira, para fazer a troca .

É possível também que o contrato de swap envolva apenas uma empresa e um banco. No caso da empresa exportadora, o banco assumiria o risco em dólar e, em troca, o exportador teria os juros do DI, por exemplo.

Após acertados os termos do negócio, o contrato deverá ser registrado ou CETIP ou na Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F), conforme o caso. Na CETIP, os contratos são feitos sem garantia. Já a BM&F oferece a alternativa dos contratos terem garantias, que podem ser depositadas na própria Bolsa pelos envolvidos na operação.

De acordo com a regulamentação do Banco Central, podem ser usados como índices nesses contratos, taxas de juros, índices de preços, taxas de câmbio e ouro.

Os mais utilizados são o DI, o dólar comercial e flutuante, IGP-M, IGP-DI, ouro, taxa de juros prefixada, taxa SELIC, TR, TBF e TJLP.[4][5]

Swap é um contrato derivativo. Pode ser usado, como nos exemplos acima, para proteção (hedge ou seguro), ou como investimento especulativo.

Nesse tipo de contrato, os investidores se comprometem a pagar a oscilação de uma taxa ou do valor um ativo (no caso do contrato cambial, as mudanças no dólar).

Quando intermediados por instituições financeiras, os contratos de swap estão sujeitos à incidência de IOF e IR, conforme tabelas fornecidas pela Receita Federal.

De um modo geral, a alíquota do IOF é decrescente, em função do prazo de permanência do contrato.


 


 


 

Nenhum comentário:

Quem sou eu

PREPARAÇÃO DE VERDADE, SÓ NO SIGMA!!!